Sacola, sacolinha, sacolão…

A nova moda nos supermercados americanos é “usar sacolas de pano”.  Já faz algum tempo que os supermercados das bases aéreas (conhecidos como Commissaries) vendem estas sacolas de pano.  No entanto, de algum meses pra cá, alguns supermercados e lojas de grande porte, como: Wal-mart, Target, Lowes, Home Depot, etc; também resolveram entrar “na moda” das sacolas que podem ser re-utilizadas.  A idéia é maravilhosa, não há nada mais importante do que tentar despoluir o meio-ambiente, por meios simples e práticos.  Todo mundo faz compras, todo mundo usa sacolas, por que não utilizar sacolas de pano, que podem ser usadas várias vezes? O público americano ainda não entendeu a proposta, mas as sacolas estão à venda, o que já é um grande passo.

Entretanto, as danadas das sacolas de plástico ainda dominam o mercado.  É óbvio que o consumidor não irá comprar um sacola de pano diferente para cada loja que frequenta, e aí está o grande obstáculo da proposta: mudar o hábito do consumidor de entrar nas lojas de mãos vazias; e sair carregando sacolinhas de plástico.  Eu assumo… tenho minhas sacolinhas de pano, mas na correria, quase sempre esqueço de pegá-las.  Qual seria a solução?  Simples… cobrar as sacolinhas de plástico!  Você entra na loja, faz suas compras e na hora de pagar, paga pelas sacolas de plástico que utilizar.  Assim, o consumidor  distraído abre o olho, deixa de ser preguiçoso e começa a carregar suas sacolas próprias.  Funciona na Dinamarca, na Irlanda e outros países, ou seja, funcionará em qualquer lugar do planeta.

E então… vai entrar na moda? 😉

5 Responses to “Sacola, sacolinha, sacolão…”

  1. Liesl, no trampo Says:

    Be, eu agora guardo as sacolas de pano na mala do carro. Qualquer coisa na correria elas ja estao junto.
    Algumas eu comprei, outras ganhei em promocoes no mercado.
    Agora, vou te falar, os caixas aqui ainda nao foram bem treinados. Eu expliquei pra mulher que eu tinha a sacola, e ela ainda colocou na de plastico. Depois fez cara feia, tirou e colocou na de pano.
    A Ikea eh uma que ja cobra pelas sacolas. Acabou que sempre que vou la, uso uma que eles venderam, 54 cents, enorme, cabe tudo de dentro do carrinho.
    beijocas

  2. Deize Says:

    Olá, Be!

    Muito tempo que não venho visitar seu blog. Que lindo está !!!
    Por aqui também, estamos aprendendo a usar as sacolas de pano. Difícil é convencer a empregada que os sacos de plásticos que ela usa para o lixo não vir]ao mais do mercado.

    E fica a pergunta.. como estão fazendo com o lixo ???

    Beijosss !

  3. Be Says:

    Pois é… eu ainda uso as sacolinhas que tenho para usar nas lixeirinhas do banheiro, mas na lixeira da cozinha uso uns sacos grandes, que compro só p. lixo.

    Eu acredito que as sacolinhas de plástico nunca irão desaparecer completamente. É aquela velha história… você vai dar uma volta no shopping, vê não sei o que em promoção, compra.. e cadê a sacola? E lá vem mais uma sacolinha… o importante é reciclar. O problema das sacolinhas de plástico é que muitas vezes, acabam na rua, nos rios, etc; é difícil de acreditar, mas há muita gente preguiçosa, que nem pensa em reutilizar a sacola de plástico… Aí fica a coisa fica complicada mesmo.

    Beijocas! 🙂

  4. Liesl, no trampo Says:

    Voltei pra avisar que agora o nosso supermercado esta te dando 5cents de desconto nas compras pra cada sacola que vc trouxer de casa pra reutilizar (ate as proprias sacolas plasticas deles).

  5. Be Says:

    Olha… boa idéia a deles, hein? Legal. 🙂