Assaltada no mundo virtual

Nunca acreditei que aconteceria comigo, mas… roubaram a minha conta no eBay! 🙁  Como? Não sei.  Não compro nada por lá há séculos, tenho firewall, anti-virus, anti-spyware, pop-up e os cambau, instalados nos computadores aqui de casa (instalados e atualizados); deleto o cache do meu navegador, toda vez que uso a internet,  não abro email algum que não seja de pessoas conhecidas; e não clico em link estranho.

Ontem, recebi um email da administração do eBay, dizendo que minha conta havia sido roubada.  Como sempre, abri meu navegador, fui direto ao site do eBay (através do navegador mesmo, não de link via email – regra de segurança BÁSICA!), tentei logar na minha conta e… bati com a cara na porta… ou seja, roubaram minha conta M-E-S-M-O e trocaram a senha.  Pois bem, segui as instruções do eBay, criei uma senha nova, entrei no site e… bati com a cara na porta outra vez… a conta estava bloqueada.  E aí?  Entrei em contato com a equipe de atendimento ao consumidor, expliquei o que estava acontecendo e depois de trocentas perguntas de segurança, consegui desbloquear a conta e trocar todas as informaçãoes necessárias.  O interessante é que só consegui desbloquear tudo, depois que forneci um endereço de email que não uso desde 2001 (de um servidor porcaria, que usei por uns 2 meses).  Como lembrei?  Milagres acontecem… 😉

Então… o tiozinho que roubou minha conta, trocou senha, acrescentou um segundo endereço de entrega (no Vietnã!!!) e comprou: acessórios para PSP, home theater, iPod e os cambau…

VIVA O SISTEMA DE SEGURANÇA DO EBAY! VIVA VIVA VIVA! Eles descobriram tudo a tempo, bloquearam a conta, contataram todas pessoas envolvidas e tchanam!

Lições?

1. Troque suas senhas regularmente, mesmo que você só apareça no site de 6 em 6 meses;

2.  Viva como um neurótico, ou seja, confira suas contas na internet (sejam estas de qualquer site) sempre; assim, se alguma coisa acontecer, você fica ciente, antes da bola de neve aumentar.

3. A equipe do eBay é poderosa!  VIVA VIVA VIVA!  😉

4. … parece, mas não é… você pode ter o Maguila de guarda-costas, se o inimigo for uma pulga… vai passar…  Hehehe. 😉

4 Responses to “Assaltada no mundo virtual”

  1. o Tom Says:

    Puxa!! Vou fechar a minha conta do eBay (que usei uma vez tentanto comprar software sem successo porque havia irregularidades com o vendedor). Vou fazer minhas compras pela Amazon e dereitamente do vendedor.

    Tem uma memoria como a minha esposa, hein?

  2. Mauro Says:

    Putz Be, que maus. Pelo menos você conseguiu resolver a parada.

    Aproveitei, fui na minha conta do eBay, e descobri que não tinha a tal “secret question” preenchida para o caso de perder minha senha. Também mudei a senha também só para garantir. 🙂

  3. Liesl, no trampo Says:

    *indo no site do ebay trocar a senha*
    Ugh, que situacao, ainda bem que tudo se resolveu!

  4. Regina Says:

    Puxa, que susto! Tambem fui lá e troquei tudinho!